Coordenador : Flávia Maia Silveira
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389639.2201.28519.24022023
Unidade/Órgão Adm.: -
Departamento/Setor: FFE
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo desta Ação de Extensão são pessoas trans do Município de Nova Friburgo e de outros Municípios adjacentes, que serão acolhidas e inseridas nas atividades do Projeto. Embora o público interno da UFF e profissionais de saúde, externos à UFF, também façam parte do público das atividades de sensibilização e educação nas rodas de conversa e seminários sobre a temática, as pessoas trans são o público-alvo prioritário do Projeto. Com relação ao quantitativo do público: Os Grupos comunitários de pessoas trans têm um número estimado de 200 pessoas. Como não existem dados sobre prevalência de pessoas trans no Município e nem nas adjacências, inclusive esse é um dos objetivos do Projeto, foi realizado um cálculo baseado na prevalência estimada de 0,69% de pessoas trans na população brasileira (SPIZZIRRI et al., 2021). Sendo assim, considerando os dados do Censo do IBGE (2010) para pessoas acima de 15 anos, o número estimado de pessoas trans para Nova Friburgo seria de 1009 pessoas. Entretanto, como esse número é conflitante com a expectativa da Instituição parceira, Centro de Referência da Cidadania LGBT, estimamos em 200 pessoas trans a serem atendidas inicialmente, esperando que esse número aumente no próximo ano, conforme as atividades e divulgação do Projeto forem acontecendo. Os profissionais de Saúde que atuam na Rede Municipal e Estadual de Saúde são estimados em 105 pessoas para as atividades de Roda de Conversa e Seminários. O público interno do Instituto de Saúde de Nova Friburgo foi estimado em 96 pessoas.
Local de atuação: Instituto de Saúde de Nova Friburgo, onde serão realizados o atendimento odontológico e atividades educativas de rodas de conversa, seminários e reuniões de planejamento e de avaliação. Endereço: Rua Doutor Sílvio Henrique Braune, 22. Centro Nova Friburgo. Centro de Convivência LGBT Hanna Suzart - Instituição parceira: serão realizadas rodas de conversa e reuniões de planejamento e de avaliação. Endereço: Avenida Alberto Braune, 223 - Centro, Nova Friburgo
Objetivo
Objetivo geral: Realizar ações diversificadas de saúde bucal e de enfrentamento às vulnerabilidades específicas de pessoas trans. Objetivos específicos: - realizar atividades integrais de promoção da saúde bucal (educativas, preventivas e reabilitadoras). - identificar e tratar os possíveis efeitos adversos ou indesejáveis na saúde bucal provocados pelo processo de hormonização sem acompanhamento médico. - realizar, em conjunto com a Instituição parceira, o mapeamento e acolhimento de pessoas trans do Município de Nova Friburgo e adjacentes. - desenvolver rodas de conversa, oficinas e seminários com o público-alvo, estudantes da UFF, gestão municipal do SUS e profissionais da saúde de diferentes especialidades para fomentar o debate sobre demandas da população trans em relação à saúde e à oferta de serviços pelo SUS. - produzir e divulgar material educativo sobre exclusão social, violência, direito à saúde de qualidade e possibilidades de enfrentamento às vulnerabilidades de pessoas trans.
Resumo
A população LGBTQIAP+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, pessoas intersexo, assexuais, pansexuais etc.) apresenta riscos específicos em relação à saúde, especialmente as pessoas trans, pois este é o grupo que apresenta grande vulnerabilidade social e em saúde, com dificuldade de acesso aos serviços que atendam às demandas e especificidades deste grupo populacional com ética, respeito e qualidade. Além disso, as pessoas trans podem apresentar particularidades e vulnerabilidades na saúde bucal relacionadas à terapia hormonal e a procedimentos de transição de gênero, o que requer atenção e cuidados específicos, tornando a promoção da saúde bucal de pessoas trans uma ação importante e necessária. O objetivo desta ação de extensão é realizar ações diversificadas de saúde bucal e de enfrentamento às vulnerabilidades específicas de pessoas trans, público-alvo prioritário do projeto e estimado em 200 pessoas. A equipe é interdisciplinar e interprofissional, composta por docentes, discentes e servidores do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) e em parceria com o Centro de Referência da Cidadania LGBT Hanna Stuart de Nova Friburgo. As principais atividades a serem realizadas serão o acolhimento e inclusão do participante, atividades integrais de promoção da saúde bucal, rodas de conversa, seminários e produção e divulgação de material educativo. Espera-se que além de promover saúde bucal, o projeto contribua para a formação profissional mais adequada em relação à diversidade de gênero e para produzir pesquisas relevantes científica e socialmente.